Disney CRUJ




O programa foi produzido pela Disney e exibido no SBT e no Disney Channel. Se tornou um grande sucesso e permaneceu no ar de 1997 a 2003.

Apesar de se tratar de um produto internacional exibido em vários países, a versão brasileira foi uma ideia de Cao Hamburguer, em que um grupo de crianças (que preferem ser chamadas de ultrajovens) montam uma emissora de TV pirata em um sótão e passam a interferir na programação do SBT, interceptando o sinal.

O Comitê Revolucionário Ultrajoven (CRUJ) representava uma espécie de clube, onde os ultrajovens poderiam desabafar sobre todas as injustiças que sofriam com os pós-ultrajovens (adultos) e ultravelhos (idosos), inclusive nos problemas que obtinham em casa, na escola, na rua e na sociedade e fazer "reivindicações".

O programa exibiu vários desenhos como Timão e Pumba, Marsupilami, Aladin, Turma Do Pateta, 101 Dálmatas, Ana Pimentinha, Super Patos, Doug, Hora Do Recreio, DuckTales, Ursinho Puff, A Pequena Sereia, entre outros.



Disney Club


Disney Club foi a primeira fase do programa, exibida do dia 28 de abril de 1997 até o dia 19 de janeiro de 2001 e ia ao ar de segunda à sexta no horário noturno e contou toda a história de como tudo começou: Juca conseguiu abrir uma passagem secreta do armário de seu quarto para o sótão, lá dentro Juca conseguiu montar uma TV Pirata, com ajuda do irmão Guelé e do seu melhor amigo Macarrão. A antena transmissora era um guarda-chuva do Mickey. Havia também no sótão abandonado uma mesa, um sofá e outra passagem secreta, que ficava por trás da única câmera que Juca tem. E então eles fundam juntos a TV CRUJ. Para poderem apresentar a transmissão, eles tiveram que usar disfarces e codinomes para não serem descobertos.

Confira a lista completa de desenhos exibidos no programa clicando aqui.


Personagens:

Juca (Diego Ramiro) tinha 15 anos, e foi inventor, líder e presidente do CRUJ. Inteligente e determinado, usava uma espécie de máscara de pano semelhante à do Zorro.
Codinome: Caju (Juca com as sílabas invertidas)

Guelé (Leonardo Monteiro), tinha 7 anos, é o irmão mais novo de Juca, usava um óculos e bigode e sobrancelha "de mentirinha".
Codinome Chiclé (por gostar muito de goma de mascar)

Macarrão (Caíque Benigno) tinha 13 anos e dava o "play" nos desenhos logo após alguém dizer "Dá o play, Macaco!".
Codinome Macaco (por usar uma máscara de macaco)

Malu (Jussara Marques), chegou descendo de paraquedas no programa meses depois de estrear para defender os direitos femininos, tinha 12 anos. Usava perucas de várias cores.
Codinome: Maluca

Ana Paula (Danielle Lima), entrou no programa no início de maio de 1999 e neste ano ela tinha 9 anos. Colega de classe do Guelé. Usava um nariz de palhaço.
Codinome: Pipoca (por gostar muito de pipoca)

Frederico ou Fred (Murilo Troccoli), entra no CRUJ em outubro de 1999. Era rico e seus pais viajavam muito. Usava uma máscara de cachorro.
Codinome: Rico

Abertura




Disney CRUJ

Após um período de férias, a segunda fase do programa passa a ser exibida com o título "Disney CRUJ", substituindo o termo "Club", estreando no dia 14 de maio de 2001 aos sábados das 10h15 às 12h e saiu do ar no dia 12 de outubro de 2003.

O novo formato não mais se restringe ao quartal-general do CRUJ e passa a apresentar cenas externas, mostrando o cotidiano vivido entre os membros do comitê e as pessoas que viviam perto da casa de onde eram feitas as transmissões piratas. O Parapastel se torna o novo point da turma. O elenco do programa antigo já havia entrado na adolescência e agora o CRUJ tem rivais que formam o TRUB (acrônimo de "Turma da Rua de Baixo"), que eram interpretados por atores que já faziam personagens do CRUJ. Então a TRUB decide criar a própria TV pirata, a TV TRUB, que ficava no mesmo canal da TV CRUJ, num prédio abandonado com janelas quebradas alí perto. Mas ao contrário do CRUJ, os membros da TV TRUB faziam questão de mostrar seus rostos.

Personagens novos:

Carla Carcará (Jussara Marques) fazia parte da TRUB e queria descobrir "quem é quem do CRUJ" e bolava os mais audaciosos planos.

Ramela (Diego Ramiro): também era da TRUB. Atrapalhado e não muito inteligente, sempre acabava estragando os planos de Carla.

Paracleto (Ary França), pasteleiro dono do Parapastel, que tem fortes suspeitas das transmissões piratas

Maya (Marisol Ribeiro), garota por quem Juca e Ramela eram apaixonados


Abertura + trecho



Então era isso, galera! CRUJ, CRUJ, CRUJ, tchau!


2 comentários: